quarta-feira, 23 de junho de 2010

ÍNDIA

O texto abaixo foi tirado da aula 1 do Curso de História da Unimes na disciplina de História Antiga.

As culturas do Indo


Para conhecer as civilizações pré-arianas, que floresceram no vale do Rio Indo e Sarasvati, os historiadores só contam com vestígios arqueológicos, já que as poucas fontes escritas que foram encontradas não puderam ser decifradas até agora.
As duas principais cidades dessa antiga civilização, urbana e sofisticada, eram Harappa e Mohenjo Daro. Elas foram descobertas em 1800 pelos colonizadores ingleses, mas foi somente em 1921 que começaram as escavações sistemáticas. Interrompidas durante a Segunda Guerra mundial e depois prejudicadas devido ao conflito entre a Índia e o Paquistão, as pesquisas arqueológicas foram retomadas apenas em 1986, com o HARP (Harappa Archeological Project), um projeto interdisciplinar que reúne pes­quisadores de várias áreas de conhecimento e diferentes países .








Apesar de ter sido ocupado desde o período pré-histórico, foi entre 2600 e 1900 a.C. que o vale do rio Indo e a civilização que lá floresceu atingiram seu apogeu econômico e seu grau máximo de expansão urbana. Trata-se de uma civilização urbana, de sofisticação impressionante nos artesanatos em ouro, prata, bronze, marfim e pedras semipreciosas, nas cerâmicas, na construção de casas e edificações que contavam até com sistemas de esgoto, na dimensão do seu comércio e obras públicas, etc. Das primeiras civilizações – Egito, Mesopotâmia e China – a civilização do Indo é a que chegou a abranger a maior área geográfica, num território total que equi­vale à extensão da Europa.

Um comentário:

  1. legal precisava disso para um trabalho de geografia , obrigada!

    ResponderExcluir