quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ESCOLA DE SAGRES

A REVOLUÇÃO DA ESCOLA DE SAGRES

Dom Henrique, membro de uma Ordem Religiosa e príncipe da coroa portuguesa, era vidrado nas questões marítimas e havendo recursos públicos e recursos da Ordem dos Templários que se instalou em Portugal, Dom Henrique estudou por anos sobre a navegação em mar aberto, já que naqueles dias só praticava-se a navegação em mar fechado (Mar Mediterrâneo), além do que, os conhecimentos de cartografia marítima era apenas centrado na Europa e os mares do Hemisfério Sul era cercado de lenda de monstros e ninguém estava disposto a ariscar alto investimento financeiro e de vidas em aventuras marítimas.










Neste contexto histórico a Escola de Sagres, fundada por Dom Henrique, obteve informações e estudos suficientes para empreender a volta pelo continente africano para chegar na Índia. Alguns instrumentos que auxiliavam a navegação marítima foi inventada por aquela época como:

As caravelas, a bússola, o astrolábio, instrumento de orientação usado para verificar a altura dos astros. A pólvora, usada pelos navegantes para se defenderem, o papel e a imprensa que auxiliava na cartografia e elaboração de mapas.

A escola de Sagres reunia os maiores estudiosos nas ciências náuticas que havia naquela época, desde marinheiros, astrônomos, engenheiros e cartógrafos. Quem investe em pesquisa e tecnologia, colhe riqueza e poder, por isso os portugueses foram os pioneiros nas grandes conquistas ultramarinas. Taí o Brasil que não nos deixa mentir. O Brasil é uma das grandes nações que surgiram graças ao espírito revolucionário e empreendedor dos portugueses. Que houve erros históricos, isso não se discute, todos os povos possuem páginas sujas e manchadas de sangue, a glória portuguesa na conquista dos mares não pode ser obscurecida e nem apagada.











Em outras ocasiões já expressei minhas opiniões sobre os heróis históricos da humanidade. Eu acredito em heróis, em homens que na caminhada da humanidade, surgiram e fizeram a espécie humana evoluir, descobrir, inventar, conquistar. Na terra tivemos muitos nomes como Alexandre Magno, no espaço aéreo tivemos Neil Armstrong, entre outros, e no mar, Dom Henrique figura entre os conquistadores dos mares.

Referências:
http://www.redescobrindoobrasil.hpg.ig.com.br/asgrandesnavegacoes.htm, acesso 09/09/2010

www.mundovestibular.com.br/, ACESSO 09/09/2010

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/04/253279.shtml, ACESSO 09/0-9/2010

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u10.jhtm, acesso em 09/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário