sábado, 28 de maio de 2011

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Por escriba Valdemir Mota de Menezes


Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918)

Ao estudar História Contemporânea é indispensável falar sobre o grande acontecimento histórico que foi a Primeira Guerra Mundial (IGM). Uma vez que a Primeira Guerra Mundial faz parte da seqüência de transformações decorrentes do processo de industrialização iniciado na metade do século XIX.
A Primeira Guerra Miundial ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a coligação formada pelas Potências Centrais (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), e causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geopolítico da Europa e do Médio Oriente.
Devido as grandes conseqüências deste conflito, esta guerra também é conhecida como Grande Guerra ou ainda Guerra das Guerras, que foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.
Um grande número de povos e países participou da primeira guerra, que envolveu vários recursos militares e financeiros.











Segundo historiadores este fato histórico iniciou – se a partir do assassinato do herdeiro do trono austro – húngaro, Francisco Ferdinando e sua esposa. O responsável pelo atentado foi um estudante sérvio, membro de uma organização terrorista chamada de União ou Norte. Este fato aconteceu no dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia. Diante disso, o império Astro – Húngaro exigiu da Sérvia a dissolução das sociedades secretas e a aceitação de uma comissão do país para investigar o crime. A Sérvia se negou as exigências da Áustria. Diante disso, a Áustria declarou guerra a Sérvia dando início ao grande conflito.
Conforme os acordos militares, o governo da Rússia deu respaldo aos sérvios. Em contrapartida, o governo da Alemanha colocou – se ao lado do Império Austro – Húngaro, a França saiu em defesa da Rússia. Perante disso, foram criando sistemas de alianças e aumentando o número de países envolvidos no conflito, em pouco tempo, estava a caminho a Primeira Guerra Mundial.
É fundamental enfatizar que um dos motivos que foi bastante acentuado para iniciar a primeira guerra foram os ressentimentos nacionalistas e as rivalidades econômicas e políticas entre várias nações. As causas desta guerra podem ser resumidas em um termo: Imperialismo.
As principais potências capitalistas passavam por concentração econômica desde o final do século XIX. Mais cedo ou mais tarde as disputas acabariam em guerra. A disputa colonial especialmente na África e as disputas de mercados entre as potências centrais: Áustria, Alemanha e Turquia com Inglaterra e França além da política de alianças onde os países europeus tentavam se proteger formando alianças com seus vizinhos. O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando na Sérvia foi o estopim que iniciou oficialmente o conflito.
A Primeira Guerra deixou inúmeras conseqüências dentre elas: várias cidades e campos foram devastados, deixando milhões de mortos e feridos, morreram aproximadamente 13 milhões de pessoas tendo mais de 20 milhões de feridos.
Diante dos efeitos da guerra, a Europa teve um grande saldo de mortos e um grande número de mutilados e vítimas de epidemias e de forme. A França e a Alemanha perderam um quinto dos homens entre 20 e 40 anos, o que obrigou a indústria a empregar cada vez mais mulheres, acelerando o movimento de emancipação feminina.
Várias regiões da Europa foram destruídas por inteiro, por exemplo, a Península Bacântica, a Polônia Oriental e a Bélgica que tiveram suas instalações portuárias, estradas, campos e cidades destruídas.










É importante destacar que houve o aumento das dívidas externas dos países europeus, em conseqüência disso à inflação provocou a depreciação de várias moedas (como: a libra, o franco e o marco), também houve o empobrecimento da população.
Com o fim da IGM ocorreram grandes mudanças importantes na ordem política internacional, especialmente, a conquista da hegemonia mundial dos Estados Unidos. A Europa passou a depender dos auxílios externos, principalmente os auxílios vindo dos EUA. A Europa ainda, deixou de ser o principal modelo de sociedade, o estilo norte – americano passou a se impor ao restante do mundo, ou seja, os Estados Unidos tornou – se a grande e a principal potência econômica mundial.
Por outro lado, muitos países tiveram a chance de desenvolver seu parque industrial como os casos de: Brasil, Canadá, Austrália, México e Argentina, que começaram a desenvolver suas primeiras indústrias. O Japão aumentou suas indústrias metalúrgicas, têxteis e químicas.
Como resultado da IGM podemos dizer que foi um conflito que envolveu as maiores potências imperialistas do mundo. Nesta guerra aprimorou – se a fabricação de armamentos a ponto de aumentar a proporção de vítimas em relação às guerras anteriores. Ainda intensificou e espalhou o processo de industrialização por outros países do mundo. Além do crescimento de dois competidores de peso ao cenário internacional: os Estados Unidos e o Japão que possuíam uma forte marinha de guerra passando a ter voz ativa nas alianças e conferências.










Referências

http://search.scielo.org/index.php


PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2011.


VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix. Raiz do conhecimento. História. 9º Ano.Editora: Scipione, 1ª edição. São Paulo, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário