A história dos reinos e famílias que dominaram na Terra tem uma característica peculiar. Os conquistadores foram aplicados e diligentes, porém, muitos dos sucessores não sabem administrar o que já foi conquistado. Podemos dizer que demorou ao império romano cair, diante de tantos desatinos cometidos por vários imperadores.
O texto abaixo, que faz parte do Curso de Licenciatura de História da Unimes traz alguns esclarecimentos que ajudam a entender como o império romano sucumbiu. Podemos enumerar alguns deles:
1- Cresceu demais e sem sustentação, como um corpo sem esqueleto.
2– Os gastos para manter a maquina administrativa estava maior que as receitas
3– a corrupção fazia minar o erário público
4 – É difícil manter a unidade política de tantos povos, línguas e culturas.
--------------------------------------------------
“O império romano se alimentava de conquistas externas. Eram elas que forneciam a mão-de-obra (escrava), tributos, soldados para os exércitos e os materiais dos saques usados para recompensar os soldados. Roma exigia cada vez mais tributos para alimentar a burocracia, o exército, a própria guerra, o luxo do império, sem falar da corrupção. O sólido império entrava em crise.
No ambiente de crise, houve uma forte diminuição das atividades urbanas e, como conseqüência, uma forte migração para o campo ou, como dizemos, houve um processo de ruralização do Império. Sem dúvida a crise era maior na parte ocidental do Império do que na oriental, pois esta, constituída mais recentemente, ainda possuía os despojos das guerras de conquista. Percebendo esse descompasso, o império foi divido em dois e Constantino transferiu a sede imperial para a parte oriental, para a cidade que ele construiu entre os anos de 324 até 336.
Na verdade a expansão do império romano foi tão expressiva que a população imperial não dava conta de colonizar as terras conquistadas, função para a qual muitos povos ditos bárbaros foram convidados, principalmente nas regiões fronteiriças.
O colapso político de Roma foi substituído por uma pluralidade de reinos germânicos até o século VIII. Nestes reinos,acelerou-se o processo de ruralização
do Império Romano com a distribuição de terras levadas a cabo pela aristocracia germânica entre os guerreiros vitoriosos, aumentando a fragmentação política e a concentração populacional nas áreas rurais.”
----------------------------------
vamos iniciar um novo capítulo muito interessante, cujo tema será a Europa Medieval. Vimos no último capítulo estudado que o Império Romano do Ocidente foi destruído após se r invadido pelos germanos,que os romanos chamavam de bárbaros, povos que viviam em regiões da Europa Oriental. Observe o mapa abaixo e veja como ocorreram estas invasões.
Clique sobre o mapa para ampliá-lo.

Como você pode observar, os germanos se organizavam em diferentes grupos e cada um deles ocupou uma parte da Europa, onde antes, existia o Império Romanos do Ocidente. Como já foi dito, estas invasões irão por fim ao Império Romano do Ocidente,mas também marcarão o início de um novo período histórico denominado Idade Média ( séc. V - séc. XV).
FONTE:100porcentoquintaserie.blogspot.com/2008/08/o...







LA FOULE enluminés de Mason Raymond
Cette gigantesque sculpture de l'artiste Raymond Mason, est installé sur l'avenue McGill College, Montréal, Canada, et se compose de 65 caractères qui représentent la fragilité et la dégradation de l'humanité. Analyse de chaque figure est perçu une attitude de faiblesse de personnes comme la peur, la honte, la confusion, la méfiance, la tristesse, de désespoir. Le fait de l'espèce humaine a des milliards d'exemplaires, et vivent dans de grands nids ou des colonies appelées villes ne suffit pas à rendre fort, sain et uni. L'humanité ne peut être ensemble, ma n'est pas unie. Cette sculpture nous fait penser que nous devrions croître à l'interne, pas externe dans le nombre de personnes.
LET UNE CAMPAGNE MONDIALE DE LUTTE CONTRE LA NAISSANCE DE prenant les mesures suivantes
1 - S'engager à ne pas avoir des enfants, ou au plus deux
2 - Discuter et fournir des conseils aux familles les moins sensibilisés à ce problème d'avoir beaucoup d'enfants
3 - Pour aider les gens qui veulent le contrôle des naissances
4 - exhorter les gouvernements à prendre des mesures de contrôle de la population avant que les problèmes s'aggravent
5 - Être un adepte de mon blog: demografiabiblica.blogspot.com et nous allons discuter d'un moyen d'arrêter ce mois de mars de l'humanité.
obg me ajudou mt
ResponderExcluir